segunda-feira, 18 de março de 2013

Sogipanos conquistam 4 medalhas no Pan-American Open de Montevidéu

Primeiro dia - Sábado

O sogipano João Pedro Macedo conquistou a medalha de bronze no Pan-American Open de Montevidéu, neste sábado. O judoca da categoria leve foi o único representante do judô gaúcho a subir no pódio no primeiro dia da competição no país vizinho. Com o resultado, ele faturou 40 pontos no ranking mundial.
Para chegar ao bronze, João iniciou vencendo o uruguaio Agustín Loureiro. Na sequência derrotou o argentino Luís Vega, mas perdeu para o japonês Keiichi Ota na fase seguinte. A recuperação veio na repescagem, quando ele passou pelo costarriquenho Augusto Miranda e ganhou do colega de clube Luís Henrique Amorim, que encerrou na sétima colocação. No feminino, Manoella Braga (63 kg) e Mayra Gabriele Silva (52 kg) também terminaram em sétimo, no melhor resultado do naipe para o judô gaúcho no primeiro dia do torneio.
Aléxia Castilhos (63 kg), Raphael Minoru (60 kg) e Alison Azzi (66 kg) perderam logo na estreia. Afonso Baldigen (66 kg) avançou uma fase, mas não chegou a entrar na disputa pelo pódio.
A Seleção Brasileira, ao todo, conquistou duas medalhas de ouro, quatro de prata e três bronzes no primeiro dia da competição.


Segundo dia - Domingo

Após o bronze de João Pedro Macedo na véspera, o judô gaúcho voltou ao pódio do Pan-American Open de Montevidéu. E dessa vez no degrau mais alto, com os ouros de Eduardo Santos e Rochele Nunes, que somaram, cada um, 100 pontos no ranking mundial. Colega de Oi/Sogipa, Horácio Antunes conquistou o bronze.
Em seu caminho rumo ao ouro, Eduardo Santos venceu o inglês Matthew Purssey na estreia e logo depois passou pelo argentino Cristian Schmidt. Na semi, o judoca da Oi/Sogipa ganhou de outro inglês, Andrew Burns, para chegar a decisão, quando aplicou um ippon no chileno Thomas Briceno.
O caminho de Rochele Nunes foi diferente. A sogipana teve de enfrentar duas atletas no poule da categoria pesado. Azar das adversárias. Tanto Vanessa Zambotti, do México, quanto Samantha da Cunha, da Argentina, levaram a pior frente a gaúcha.



Já o meio-pesado Horácio Antunes fez uma campanha de recuperação. Após ficar de bye na primeira rodada, ele perdeu nas quartas de final para o britânico Ben Fletcher e foi para a repescagem. No caminho para o bronze, o sogipano derrotou o argentino Gonzalo Olazabal e o mexicano Sergio Garcia, garantindo seu lugar no pódio.
Também da Oi/Sogipa, Lucas Pascal subiu no tatame neste domingo, mas teve pela frente o americano Travis Stevens na estreia e perdeu para o judoca dos Estados Unidos, que logo depois sagrou-se campeão. Natália Bordignon, no médio, igualmente perdeu na estreia, quando encarou a campeã olímpica Kayla Harrison.
Nos dois dias de competição no Uruguai, os judocas brasileiros conquistaram 17 medalhas (4 ouros, 6 pratas e 7 bronzes).


*publicado originalmente no site da FGJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário