segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Judô gaúcho celebra 150 anos da Sogipa com dois dias de competição




Foi uma verdadeira festa. Na verdade, dois dias de homenagens e celebrações a um dos clubes esportivos mais vencedores do mundo, a Sogipa. Em parceria com a instituição, a Federação Gaúcha de Judô promoveu ao longo deste sábado e domingo a Copa Internacional Sogipa 150 anos, em alusão ao aniversário comemorado no último mês.

Em meio a esta festa, o clube destacou o trabalho da FGJ, entregando uma láurea ao presidente César Cação e aos ex-presidentes Carlos Eurico da Luz Pereira, Luiz Maduro e Matias Azevedo. Atletas marcantes e ex-dirigentes do clube também foram lembrados. Assim como outro ponto alto da Copa foi a despedida oficial dos tatames de Moacir Mendes Júnior, ovacionado pela torcida que reviveu a famosa “Bombonera do Judô”.

“Foi um evento muito bacana, uma celebração muito importante”, destacou o coordenador técnico sogipano, Antônio Carlos Pereira, o Kiko. Ele próprio foi um dos homenageados no torneio, junto com o sensei Francisco Xavier. Os dois foram os professores com mais tempo de casa: Kiko está na Sogipa há 30 anos e o sensei Francisco deu aulas lá por 22.

“Tivemos uma grande competição, com tatame e arquibancada cheios, num momento de festa também pelo bicampeonato mundial da Mayra Aguiar”, destacou o presidente da FGJ. “Foi, sem dúvida, um fim de semana inesquecível para quem vive e acompanha o judô do Rio Grande do Sul.”


GN União fica com o título

Dentro do tatame, a Sogipa seria a grande campeã, mas, como anfitriã, não participou da contagem oficial de pontos. Com isso, o GN União sagrou-se campeão do evento, tendo a Kiai como vice-campeã. Os argentinos do Judo Cruces ficaram em terceiro lugar, seguido do Judô Futuro, de Mato Grosso do Sul. Espaço Marques Guiness, do Distrito Federal, fechou o pódio.

A pluralidade foi uma das marcas da competição. Quase 600 atletas de cerca de 40 equipes participaram da Copa Internacional Sogipa. Além de atletas brasileiros, argentinos e uruguaios também lutaram.

* confira os resultados individuais aqui

** publicado originalmente no site da FGJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário