Um dia antes de comemorar o 21º aniversário, a judoca da Oi/Sogipa, Mayra Aguiar chegou ao pódio olímpico. Nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, Mayra derrotou a holandesa Marhinde Verkerk, na decisão do bronze, conquistando a medalha. “Valeu a pena. Quando cheguei aqui, tinha que conquistar alguma coisa. Estou muito feliz”, disse a judoca instantes depois de sair do tatame: “A ficha ainda não caiu”.
A trajetória dela nesta Olimpíada começou na luta com a tunisiana Hana Marenghni. A adversária conseguiu defender bem as entradas da gaúcha, mas acabou não conseguindo lutar. A menos de um minuto do fim, as punições da tunisiana somaram um waza-ari, que se acumularam a outro waza-ari e transformaram-se em um ippon.
Na segunda luta, a adversária foi a polonesa Daria Pogorzelec. Outra vez Mayra foi soberana no duelo. A judoca sogipana aplicou um waza-ari, e depois imobilizou a polonesa, obtendo um ippon e encerrando o duelo.
Já na luta que valia uma vaga para a decisão, Mayra teve pela frente sua maior rival na atualidade: a americana Kayla Harrison. Mais uma vez, o duelo foi marcado pelo equilíbrio das duas judocas. A sogipana começou melhor, mas a adversária reagiu e, faltando menos de um minuto, conseguiu um yuko. Faltando 20 segundos, Mayra partiu para o tudo ou nada. E aí Kayla foi fatal, segurando o braço da sogipana e imobilizando-a. Era o fim do sonho do ouro olímpico em Londres-2012. Mas não pôs um fim na busca pelo pódio.
E a medalha olímpica veio na luta contra Marhinde Verkerk. Mayra entrou no tatame determinada a vencer, e em menos de dois minutos aplicou um ippon na adversária holandesa, vencendo a luta e garantindo a medalha de bronze para o judô brasileiro.
*publicado originalmente no site da Sogipa pela Assessoria de Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário