segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mundial Militar e Universíade: Sogipanos conquistam medalhas pelo mundo!

03/07 - Felipe Kitadai é ouro no Campeonato Mundial Militar




O sogipano Felipe Kitadai faturou a medalha de ouro do Campeonato Mundial Militar nesta quarta-feira, em Astana, no Cazaquistão. Além dele, o Brasil subiu no pódio outras duas vezes: ouro com Eleudis Valentim e prata com Sarah Menezes.
Para ficar com o título, Kitadai superou a pressão da torcida local e derrotou o judoca da casa Meirlan Baimahanbetov. Foi a segunda medalha de Kitadai no Cazaquistão. Na segunda-feira, ele havia ganhado a prata na disputa por equipes.



*


05/07 -  Maria Portela é Bicampeã Mundial Militar, Mayra e Waltinho são vice





Maria Portela subiu no degrau mais alto do pódio de uma competição militar pela segunda vez nesta sexta-feira. Desta vez, a judoca gaúcha da Oi/Sogipa faturou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Militar, realizado em Astana, no Cazaquistão. Os colegas de clube Mayra Aguiar e Walter Santos ficaram com a prata.
Há cerca de dois anos, pouco depois de ingressar nas fileiras da Marinha Brasileira, Portela havia se sagrado campeã dos Jogos Mundiais Militares, disputados no Rio. Agora, ela retorna à primeira colocação.
Além dela, o Brasil subiu no pódio outras três vezes nesta sexta-feira, último dia do evento: três pratas para Mayra Aguiar, Walter Santos e Maria Suellen. O resultado garantiu a primeira colocação geral à Seleção no torneio. Ao todo, a Seleção conquistou cinco ouros e seis pratas, além de ter sido campeã na disputa por equipes no feminino e vice no masculino.


*


07/07 - Rochele Nunes é medalha de ouro na Universíade




Rochele Nunes alcançou uma conquista nada fácil neste domingo, na distante Kazan, na Rússia. Ela faturou a medalha de ouro da universíade, fato que nenhum outro judoca gaúcho, nem mesmo o bicampeão João Derly, conseguira antes.
Na grande decisão, Rochele bateu a cubana Idalys Ortiz. Antes, a gaúcha havia batido outras três adversárias: Eunkyeong Kim (Coreia do Sul), Anne Mbairo (França) e Maryna Sultskaya (Bielorrússia). Maria Shekerova, da Rússia, e Marina Slutskaya completaram o pódio da categoria pesado feminino.
“Rochele escreveu seu nome do rol dos grandes campeões do judô gaúcho com esta conquista”, afirma o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Maduro. Ex-sensei de Rochele, ele acrescenta: “Fico feliz por ter colaborado com o crescimento e amadurecimento dela”.
Até então, o judô gaúcho havia conquistado duas medalhas na Universíade: dois bronzes, com João Derly (2000) e Natália Bordignon (2011).
A medalha de ouro de Rochele foi a primeira conquistada pelo Brasil na Universíade, que começou neste domingo. Além dela, o Brasil subiu no pódio outra vez, com o judoca Rafael Buzacarini, que conquistou o bronze.




*textos publicados originalmente no site da FGJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário